28 de abril de 2014

2ª Prova CN 2014 - Vitória & TQ

Olá Malta,

Já faz algum tempo desde da Prova da Figueira da Foz, mas só agora consigo escrever algumas linhas sobre a mesma.
Teria muito a contar, pois foi uma corrida repleta de emoções a todos os níveis.
Logo pela manha de Domingo, a quando primeiro contacto com pista uma infeliz saída de pista custou-me um choque com o Alexandre, no qual acabei com a frente feita num oito e dois servos para o galheiro…

Deu-se inicio ao primeiro qualify e eu ainda andava com o carro as peças, mas felizmente com a ajuda do Zeca e do António consegui ter o carro pronto para o 2 qualify.

Agora, aquando aquecimento comecei a perder força na direcção… estranho! Ainda pensei que fosse o pack, troquei mas nada..! Levei então o carro para a BOX e é quando o Bicho começa a fumar…! Resultado, mais dois servos para o galheiro !

Uma vez mais e já com o coração na boca, montei dois servos novos e consegui fazer o terceiro e último qualify com alguma consistência. Resultado, melhor tempo na geral.

Foi então hora de almoço, momento ideal para descontrair e reflectir sobre o que se passou de manha e o comportamento do chassi.
Carro pronto, parafusos apertados, pneus novos e baixa a bandeira para meia-final A, onde obtive TQ. Foi uma meia-final de certa forma pacifica que me permitiu estudar o comportamento do chassi para a final, que certamente iria ser bem disputada já que os tempos do Nuno estavam muito próximos dos meus.

Carro à Box, e é quando dou pelo facto de uma das bandeiras do Servo estava desapertada! Sorte!!! Fiquei então c/ a sensação que a “estrelinha” me tinha voltado …

Preparados os carros para a final, e inicio dos nervos! Como sempre arranquei e perdi o primeiro lugar, após os toques já habituais, mas ao fim de algumas voltas ocupei a primeira posição para algum tempo depois a voltar a perder, voltar a ganhar, voltar a perder, voltar a ganhar…! Se eu fosse a descrever ao pormenor o que se passou na final, dava uma novela mexicana lowbudget…!

S/ duvida que a vitoria se deveu a um dos factores mais importantes, sorte, mas também acho que foi merecida pois fui o piloto mais rápido durante toda a prova e o que acabou por sofrer mais com as dobragens aos pilotos mais lentos.

Mas claro, isto é uma, a minha opinião.

Já vos conto sobre Coimbra…

Um abraço.


Tiago

Race Repor - 1ª Prova CN Espanha 2014

Tocando na ferida, conto-vos o que se passou na primeira prova do Campeonato Espanhol 2014.

Partimos na sexta-feira de manha, com calma, muita calma pois graças as tecnologias actuais estávamos mais do que conscientes que estava chover em Sevilha, como tal, treinar que é bom… nada…! Mas aproveitamos para visitar o recinto e cumprimentos alguns amigos.


Sexta-feira foi assim, já no Sábado a coisa aumentou de adrenalina e ansiedade, pois após o primeiro contacto com o traçado, os Lusos estavam muito aquém das suas capacidades..!

Eu então fiz pontaria ao placar no final da recta… e lá fui batendo incansavelmente..! No entanto, à 3ª Manga de Qualify, tanta vez a bilha foi à fonte que partiu, pela positiva claro, consegui um tempo razoável terminando os QF em 4º da Geral. Desta feita, eu e o Nuno passamos directos às meias-finais e o resto da comitiva GT ficou nos ¼.

 Já na classe F1, logo após a Reunião de Pilotos, já estavam todos na final…! Não percebo nada disto… é tudo à grande, há finais para todos..!

De qualquer das formas, tanto o Salgado como o Chumbinho aproveitaram os QF para conhecer a pista e preparar o melhor possível os seus Chassis.

Domingo de manha, bem pela fresquinha, arrancaram os ¼ com 3 pilotos Tugas, ficando apenas o Licínio pelo caminho.

Chegada a minha meia-final, após um warm-up impecável, começou a cair um “turrinha” incrível, refrescando por completo os pneus. Após o arranque, só sei que no final da primeira volta estava em último ou perto disso, c/ imensa dificuldade em manter o carro numa linha… e as voltas foram-se somando e tempo passando..!

Até ao momento que a coisa foi ao lugar, e os pneus voltaram a atingir a temperatura ideal, ao que no final de meia-duzia de voltas, ocupava o 2º posto já em modo automático…

Tanto foi o modo automático, que o relé colou e voltei a tocar no corrector que durante toda a manha me virou ao contrário várias vezes.. Só que desta vez a coisa foi forte.. a pancada…! Resultado, acabei com o braço de trás preso pelo semi-eixo!! Fim de Prova.. 20º Lugar Geral..!

 Os restantes Lusos também não tiveram tanta sorte, sendo a final totalmente Espanhola.

Falando dos F1, o Salgado não começou da melhor forma nem teve a estrelinha do seu lado durante a corrida pois foram várias as cremalheiras que arrasou, no entanto garantiu o 10º Posto da Geral…! Já o Grande Chumbinho, fez uma excelente corrida, digna de louvores – Mas não pagou nada – ficando em 5º Lugar da Geral. C/ sorte este ano acaba no TOP 3!

E pronto, duas provas disputadas, e cada resultado pior que outro..! Mas à que lutar, desesperar e sonhar… pois os maus resultados e os azares não acontecem só aos outros, nem só mim !

Vamos preparar Maiorca – Alias já está – para defender o Titulo de CN, que tanto trabalho deu a conquistar..

Um abraço.

10 de abril de 2014

Race Report - 1ª Prova CN PT

Bem é com atraso eu sei, mas os resultados também desmoralizam um pouco e tocar no assunto ainda mais! 
“isto é o meu lado sensível a falar”

A primeira prova do CN, correu bem, pelo menos falando gastronomicamente! 

Começamos os treinos na Tasca da Badalhoca, com umas sanduíches à maneira, os qualifys foram com uma Xoleta e a final com um Bifinho tenrrinhooo... Já os troféus foram regados com Sangria de Espumante!! 

Olhem… IMPECÁVEL..!

Falando de carrinhos, invés de badalhoca, temos de agravar o adjectivo para Porca Miséria! 

O Sábado correu de forma normal, imensas travagem falhadas, imensas curvas mal atacadas e afins, tudo isto resultado de 5 meses sem treinar… Mas, mais perto do final do dia e com umas borrachinhas emprestadas pelo Licínio consegui achar o ponto do carro e mais ou menos o setup dos dedos..!

Terminamos o dia tarde, cheios de fome mas principalmente Sede pois o nosso maior Aguadeiro – Licínio – estava à base de comprimidos. Apenas solidariedade não bebemos nem uma fresquinha a tarde toda! 

No Domingo fomos brindados por uma excelente condição metereologica o que permitiu que a pista cedo começasse a ganhar algumas condições mais favoráveis à pratica do RC, mas sempre na linha, pois fora dela nem com pneus carregados de UHU!

No entanto os qualifys correram-me de forma simpática, ficando a poucas milesimas do meu melhor tempo do ano passado.

A afluencia infelizmente foi baixa, como tal não houve quartos de final.


Já na meia-final, e de acordo com as novas regras EFRA, eu e o Nuno tivemos direito à nossa corridinha habitual, sendo que acabei por perder o lugar cimeiro, após um erro infantil, mas de certa forma normal dado que me não compreendi a reacção de um Piloto mais lento a quando a sua dobragem..Resultado, Nuno ficou como TQ e eu em segundo! Mas nada perdido…!


Após concluidas as meias finais de TC, o momento do Dia… A primeira final de F1 no nosso território! 
Apesar de poucos pilotos, foram os pioneiros e certamente num futuro proximo mais se irão juntar – Chefe, está é para ti… não te esqueças de mim.

A prova foi ganha por um estreante, rapaz novo de tenrra idade..! Parabéns João.

Voltando aos TC’s, a final…


Arranque, primeira, segunda curva e “toma lá”, embrulho..!!  No final de primeira volta, passei de atacar ao primeiro para estar à a atacar o 5 lugar, mas após algumas voltas e uma dificil ultrapassagem ao Grande Joel, consegui ocupar a segunda posição, atrás de quem?? Pois… quando me comecava a aproximar pelo meio de tanta dobragem ao Nuno, o meu servo TH decidiu pregar-me um partida..! Acho que foi reunião do sindicado dos carretos..! Ora bem que trabalhavam, ora que estravam em greve!

Resumindo, fique no 10º lugar, que a honrosamente garanti após ter sido desqualificado por não ter deixado ficar o carro em parque fechado!

Os meus parabéns, estes regulamento foi cumprido se bem que é dos antigos…

Não tarda, conto-vos de espanha!  Se cá em PT, foi uma porca miséria, em Espanha é só traduzir…!!!  

Um abraço.