O BejaRCRaceway recebeu no passado domingo, 10 de Outubro a Taça de Portugal 1/5 Pista.
21 pilotos disputaram uma prova onde as variações climatéricas foram várias e dificultaram bastante o trabalho de todos, pilotos, mecânicos e organização.
No sábado com uma tarde de sol onde vários pilotos tiveram o primeiro contacto com um dos traçados desta pista de velocidade do CRB foram registados tempos de assinalar.
Mas no domingo de manhã foi tudo diferente e depois de uma noite de trovoada a pista recebeu os pilotos ainda bem regada e não foram muitos os pilotos com vontade de “limpar” a pista sendo que o sol foi dando uma ajuda.
Nesta 1ª serie de mangas, com a pista molhada, José Silva e Miguel Fazenda conseguiram completar 24voltas nos 10 minutos de corrida mas a melhor volta foi mesmo de Gonçalo Almeida em 23.681. Destaque ainda nesta série para a estreia nesta escala do único piloto do CRB inscrito nesta prova, António Lança que conseguiu um respeitável 5º lugar com 22 voltas.
Na 2ª serie, aproveitando o trabalho de limpeza dos 12 pilotos que correram na 1ª, os tempos melhoraram um pouco e a melhor volta já marcava o segundo 20, por Tiago Sykes que venceu com 2 voltas de vantagem para José Silva, Joel Mendonça e Miguel Fazenda. Jorge Ataide, o outro alentejano em prova, conseguia o 5º posto nesta serie com 25 voltas.
Com o tempo, e o sol a ajudar, a pista melhorou e na 3ª serie apenas a manga 3 ( a primeira a correr) não teve a pista completamente seca sendo que nas mangas 2 e por fim a 1 já proporcionaram a pilotos e máquinas uma condução no limite das suas potencialidades. Os tempos foram baixando e mais de metade dos pilotos já rodava abaixo do segundo 20. A volta mais rápida pertenceu de novo a Tiago Sykes mas desta vez foi Gonçalo Almeida a conseguir o primeiro lugar da serie com 31 voltas as mesmas que José Silva e Miguel Fazenda.
Assim, e como prevê o regulamento, a manga 3 teve direito a uma 4ª serie a terminar a manhã.
Depois teve lugar o intervalo para almoço e, quando não parecia provável, a chuva voltou e em pouco mais de 20 minutos de chuva intensa a pista ficou “alagada”.
O intervalo de almoço foi prolongado na esperança que o vento levasse a chuva para longe, e assim foi. Mãos à obra, com a ajuda de alguns pilotos, os membros do CRB conseguiram rapidamente minorar os estragos causados pela tempestade.
Os 1/4 final no entanto rodaram com a pista ainda bem molhada e com a não participação do piloto Fernando Rosa, os restantes 6 pilotos limitaram-se a discutir em que 1/2 final iriam correr e em que ordem, sendo que todos eles ficaram apurados. Joel Mendonça não fez por menos, venceu e conseguiu tambem a melhor volta em 23.419.
Nas 1/2 finais ficava claro que ainda havia alguma água na pista e como tal o apuramento seria ditado pela qualificação dos primeiros 5 lugares de cada final.
Na 1/2 Final B, João Ramos impos um ritmo muito bom e venceu com 2 voltas de vantagem para Miguel Fazenda registando ainda a melhor volta em pista. Fabio Machado, António Martins e Alexandre Vieira completaram a lista dos 5 primeiros apurados para a grande final.
Na 1/2 Final A, foi novamente Gonçalo Almeida o protagonista pois venceu com 2 voltas de vantagem para Alexandre Encarnação e fez ainda a melhor volta em 23.223.
Os restantes lugares de acesso à final foram disputados até ao ultimo minuto de corrida, com Joel Mendonça , José Silva e Jorge Ataide a conseguirem uma preciosa volta de vantagem que garantiu o lugar na Final de 30 minutos que iria decidir o vencedor desta Taça de Portugal 2010.
Para a Final a pista estava um pouco melhor mas longe ainda de ficar seca e permitir uma condução mais arrojada, assim Alexandre Encarnação logo de inicio pegou no comando da corrida e não deixou que ninguem incomodasse levando uma vantagem para os mais directos adversários que viria a ser essencial para o desfecho da prova.
Na parte final foram vários os pilotos da frente a queixarem-se de algo de errado na classificação que figurava no ecran das boxes, depois de analisado o volta a volta da corrida entre o Director de Prova e o Delegado Fepra chegou-se à conclusão que alguns dos pilotos tinham razão e em momentos diferentes foram penalizados na contagem de voltas sendo os resultados alterados de acordo com o apurado e a vitória não deixou de sorrir ao piloto algarvio Alexandre Encarnação que foi tambem o piloto mais rápido em pista, sendo mesmo o único a rodar abaixo do segundo 20, José Silva e João Ramos completaram o podium.
Terminava assim a 1ª prova de velocidade, de ambito nacional, na pista de Beja. Com muita chuva, muito público (quando a chuva deixava) e um ambiente de saudar entre todos os participantes que se nota até no corredor de boxes com a entre ajuda constante.
Muitos parabens ao vencedor Alenxandre Encarnação, e a todos os participantes que estiveram em Beja neste fim de semana muito instavel mas que mesmo assim permitiu corridas de grande competitividade e um espectaculo assinalavel.
Um agradecimento especial a todos os que participaram na preparação e organização desta prova que fecha o calendário de provas oficiais Fepra 2010 na pista de Beja.
Boas Curvas, para o ano há mais....
Textos retirados do site do CRB. Fotos By FlashCrono