20 de março de 2012

Race Report - 1ª Prova CN PT (Act. 04.03.2012)

Boas, terminada a primeira prova do CN, vamos lá fazer um resumo do que se passou.

Sábado, partida de Lisboa perto das 11:00 a comitiva era composta pelo Team Nestea/RS5 e aqui pelo Je.
Após alguns quilómetros pela A1, apareceu uma daquelas mensagens nos painéis a informar que se encontrava um animal da estrada – o que é que nós pensamos: É uma vaca ou um cavalo – mas não era um cãozinho pequenino e muito, mas muito rápido que partiu os rins a uma dúzia e mais uns trocos de pessoas!

A comitiva radio modelista, não podia deixar de se empenhar nesta nobre causa! Graças a uma grande prestação automobilística, o Tio Jaime conseguiu fintar todos os carros à nossa frente e com um golpe de destreza eu saltei da caravana em andamento para tentar apanhar o chiem…mas nada! Passou por mim, ameaçou para esquerda e passou pela direita e eu fiquei agarrado aos bicos de papagaio!

Mas pronto, passado algum tempo já o boby estava fora da estrada e nos resumimos o nosso caminho, assim como toda a A1 desde as 11:00 que estava parada!

Chegada à Maia pouco depois das 14:00, altura de meter tudo em cima das bancadas, cumprimentar quem já não se via faz algum tempo e começar a treinar! Quer dizer, começar a montar (no bom sentido da expressão claro), resumidamente eu perdi o meu Sábado a montar o XR, tirando os 10 minutos que consegui andar na pista, mesmo antes de ficar de noite e começar a chover! Mas pronto….

O resto do pessoal fartou-se de andar, começando pelos mais fracos - O Nuno Pinto meteu logo a faca nos dentes, aquele RS5 estava a voar baixinho e cheio de estilo, o Gonçalo também perdeu algum tempo nas boxes, deu uma voltita ou outra mas a máquina ainda não estava ao gosto dele…! O Jonhy “bravo” Ramos, mostrou que o seu XR2 estava no ponto e que estava ali para dar luta…
Epá e não me levem a mal, mas o resto não vi…!!

Pronto, fim do dia (20:30) saímos da pista em romaria ao restaurante para um breve breefing em frente a uma francesinha ou uma xuleta – 5 estrelas – fim de jantar, lá rumamos na caravana no Tio Jaime novamente ao recinto da pista, onde íamos dormir, mas antes decidimos trabalhar nos chassis até as 2:00 da matina, pois é – os bravos é assim!

Domingo 7:00 - O Tio Jaime meteu-se a rodar um motor! Eu e o Trinta fartamos de gritar e dizer coisa feias, mas voltamos a adormecer até as 8:30! Quando acordamos já a rodagem ia a meio!

1ª Serie Manga de Qualify praticamente ninguém andou, pois tinha chovido durante a noite e novamente perto das 7:00 da manha, portanto como se pode imaginar a pista estava completamente molhada.

2ª Serie Mangas Qualify – O Cajó fez o primeiro lugar no seu grupo – isto é de salientar! No primeiro grupo, fomos quase todos à pista, ainda que húmida, com os nossos pneus maravilha! O andamento não se mostrou muito forte, pois o estado geral da pista não dava para mais.

3ª Serie Mangas Qualify – Já se meteu a carne no assador! O Nuno fez 27V, eu e o Gonçalo 25V, digamos que o Pintinho deu-nos um coça..!LOL…!

E pronto hora de almoço…! Preparar as máquinas! E começa aqui a 2ª parte do meu fatídico fim-de-semana! Estava eu a afinar o meu motorzinho, quando olho para a transmissão e vejo o pinhão a querer desapertasse – E penso eu cá para mim: Vez como é que se perde uma corrida – voltei á minha bancada, tirei o pinhão, os pernos e toca de meter frenador naquilo e apertar com unhas e dentes!

Arranque para a meia fina A (Vejam só quem lá estava: Nuno Pinto; Tiago Sykes; Miguel Fazenda; João Ramos; Carlos Sampaio; José Candeias; Rui Machado – é uma final!) – Carros à grelha – Bandeirola no ar – e o carro não sai do sitio! Toca de descher o palanque, pegar no carro a correr, ir direito à bancada eeee… pois foi, o pinhão voltou-se a desapertar….! Com a ajuda do Tio Jaime, Obrigado Tio, tentamos demorar o menos tempo possível. Lá entrei na corrida, passados uns bons 5 minutos…! Final, nem vela…pois é…!

Há aquele velho ditado que diz – Quem nasce torto, tarde ou nunca se endireita - ou seja, os campeonatos ganham-se não só com a prestação em pista, com a qualidade do material que se tem ao dispor, mas na minha modesta opinião 70% é fruto da dedicação e trabalho de casa, na preparação do chassi e afins. Coisas feitas á presa, sem testar, dá sempre azo a que qualquer coisa corra mal, alem do que já pode correr sem nós contarmos com isso..!
E como eu não tenho aquela estrelinha em cima, acontece-me destas! LOL..

Voltando á corrida – A primeira final do CN PT contou com a merecida presença do meu amigo Cajó! Isto é importante de salientar pois faz tempo que ele andava a tentar chegar a uma final, e desta vez conseguiu com seu Genius XR. Parabéns.

Em relação á final em si, houve de tudo e mais alguma coisa! Se eu fosse a contar tudo, fazia um best never seller.. mas como não vou contar tudo digamos que: Ao Gonçalo deu-lhe uma Bandeira de problemas – Ao Ramos passou-lhe uma viga pela olhos – o Nuno desfez-se pelas campanolas em conjunto com o Vieira. No fim o pessoal da Figueira estava lá a vê-los poisar! O Joel ganhou a primeira do Nacional, o Fazenda fez segundo e o Pinto fez terceiro.

Para os meus lados, não me posso queixar pois fiz exactamente o mesmo resultado na primeira prova do CN 2011 – (Bela M3DXCRTVF)!

A próxima prova é o Warm Up para o Europeu, de hoje a 8 dias mais coisa menos coisa, se tudo correr bem!

Cmpts!
14º da Geral!

(Actualização 04.03.2012)

Eis os videos do report oficial FlashCrono:





Para veres mais videos consulta a página oficial do Flashcrono no Youtube.

Cmpts.