9 de maio de 2012

Race Report - 2ª Prova CN ES - Alcobendas (Madrid)

Olá… aficionados desconhecidos ou conhecidos do meu blog de trazer por casa!

(Olá Pai, pois pelo menos tu, lês tudo até ao fim.)




Vamos lá contar o que se passou na segunda lide do Campeonato Nacional Espanhol.
Partida quinta-feira por volta das 21:00, barriguinha atestada, caravana atolada até ao tecto e partida para Madrid.

A comitiva foi pequena desta vez, composta por dois dinossauros do RC, nomeadamente Jaime Almeida, José Salgado e aqui o T-Rex de trazer no Bolso – Eu.

Desta vez a viagem foi meticulosamente repartida pelos três condutores, ou seja, eu fiz no máximo ai uns 150km, o Jaime dormiu a viagem toda e o Salgado agarrou-se ao volante com unhas, dentes e sei lá mais o quê para não mandar os pinos todos das Auto-estrada ao chão! Mas lá chegamos, não sei a que horas, pois desta vez fiz muito óóó…! O que interessa é que de manha abri a porta da caravana e tinha a pista mesmo, mesmo, mesmo à minha frente! Espectáculo, como diz o Gordo..

Sexta-feira de manha foi impossível andar, a pista estava ainda com imensa água, e a vontade dos Lusos assim como dos Espanhóis não era muita. Lá por volta da 13:00 chegou a comitiva do Norte, pouco depois chegou a restante comitiva do Sul! O tempo deu um ar da sua graça, a pista secou e toca a meter borracha na pista…

Devo dizer que adorei o traçado, a pista é super rápida, super técnica, havia algumas imperfeições no alcatrão, mas nada de especial.

Terminamos o dia por volta das 20:00 PT (21:00 ES) Nada de especial a salientar a não ser a galhofada do costume.

Sábado, por volta da 8:00 ES ( 7:00 PT) e já com o Trinta na comitiva o Tio Jaime abriu a porta da Caravana e com voz de Trazan gritou – Gonçalo acorda, tens de ir treinar – no meio disto tudo, já tinha levado tudo para as boxes! A muito custo, lá nos, levantamos pois o Tio estava de pack carregado!
De lembrar que a manha de Sábado em Espanha está reservada para treinos cronometrados e o Sábado à tarde para as Mangas de Qualify.


Falando nos treinos cronometrados – O Nuno mostrou logo de manha, ainda com a ramela no olho, um andamento de nível (4ºGeral), eu fiz o 5º tempo da geral, sendo que não tinha o chassi propriamente a meu gosto, no entanto deu para rolar… o João (17º) o Gonçalo (13º), Vieira (11º), Candeias e Salgado também rolaram todos s/ grandes problemas, uns mais rápidos do que outros como é normal.

Reunião de Pilotos – nada a salientar, o habitual.

Inicio dos Qualifys – Basicamente tudo me aconteceu. Na primeira manga partiu-se a ficha de alimentação do receptor, na segunda partiu-se o piston do amortecedor do lado esquerdo – Nota; partiu-se dentro do amortecedor, sem que eu tenha mandado qualquer “fruta”. Terceira Manga, dois servos da direcção para o importador, e tudo isto sem sequer ter iniciado qualquer manga, ou seja, 18:00 da tarde e eu sem uma volta sequer marcada!
Última e derradeira manga de qualify – Balanço, seis voltas marcadas, após um aparatoso acidente voltei para as boxes.


Agora vamos à explicação do porquê do acidente:
Em Espanha as pistas tem à partida um grip superior ao que temos em Portugal, logo isso implica que as afinações do chassi sejam diferentes. Até aqui tudo ok. Agora quando ao fim de um dia de treinos, cerca de 40 e muitos gajos andam a meter borracha na pista, é obvio que um chassi que estava com a afinação para o estado da pista no período da manha não pode funcionar, resume-se a excesso de Grip! Logo o meu XR descolou….!! Agora, tudo isto porque ao longo do dia, invés de ter andado à procura do melhor compromisso para o chassi, andei a resolver problemas…!

A restante comitiva mostrou um bom andamento, sendo que todos com a excepção do Vieira, Candeias e Eu, fomos remetidos para os ¼ de final.
Final do dia 22:00 (PT) 23:00 (ES)

Domingo 8:00 (ES), saltei da cama cheio de genica – vá nem tanta, como isso – assim como os restantes hóspedes do JA Resort Hotel de Luxo. O Team JA tinha de acabar de prepara o seu RS5, e eu tinha de me preparar para os ¼ de Final.

As 9:00 em ponto, deu-se o arranque para vinte minutos de gatilhada, sim gatilhada, pois a pista estava completamente molhada e como podem imaginar, andar numa pista carregada de borracha molhada não é fácil, mas pronto, lá garanti um lugar na meia-final, assim como o Viera e o Candeias.

A meia-final A, foi composta por 4 Tugas, ficando apenas remetido para a meia-final A o Gonçalo que se apurou para a final 2 curvas antes da linha do transponder. O João por motivos mecânicos nem chegou a arrancar na meia-final, o Nuno acabou em segundo, eu em 4º a muito custo, pois o motor começou a dar sinais que não estava lá para colaborar, o Vieira não se qualificou.

A brigada F1 ficou-se todas pelas Meias finais, o Salgado acabou em 7º e o Candeias nem alinhou na partida, também por problemas de motor.


Era agora altura para preparar o chassi para a Final, já com mais algum conhecimento do que era necessário alterar no chassi para este estar mais competitivo, e afinar o motor.
No aquecimento para a Final, o chassi estava perto da perfeição, o motor também o que me dava esperanças para fazer um bom resultado independentemente da concorrência e de partir do 7º da Geral. Mas quando entrei nas boxes para o abastecimento o motor calou-se… o meu coração saltou dois batimentos, mas o Candeias lá o meteu a trabalhar. Foi para a grelha, arrancamos, perdi posições, e à 5 volta o motor apagou-se! Foram depois 28 minutos a ver os outros a passarem por mim, como se não houvesse amanha, apesar das diversas tentativas para afinar o motor. Resumo, terminei em 9º, não foi último porque o Vinã parou primeiro, caso contrario seria esse o meu resultado. O Nuno fez um resultado excepcional, terminado no podíum, já o Gonçalo terminou no 5º lugar.

Partida para Lisboa por volta das 15:00 PT, chegada por volta da meia-noite.
A próxima corrida é na Figueira da Foz, onde já se alinha a classificação! Vai tudo por a carne no assador…!!

Vamos ver o que nos reserva esta corrida.


PS: Mourinho obrigado pelo convite para jantar, mas não deu mesmo...! Fica para a próxima!