14 de junho de 2012

3ª Prova Campeonato Espanhol - Elechas

Ora Viva,
Agora com mais um bocadinho de tempo livre, posso então escrever umas linhas sobre a 3ª Corrida do Campeonato Espanhol, que se realizou em Santander, mais precisamente em Elechas.

A pista era como sempre engraçadíssima, apesar dos seus quase 90 mts de recta o interior era de facto muito técnico.

Para desgosto das namoradas partimos na quinta-feira, dia 7 por logo de pela manha pois tínhamos cerca de 900km pela frente. A comitiva que partiu de Lisboa foi composta por duas viaturas, com 5 elementos (Sr. Manuel Ramos, João Ramos, José Candeias, Alexandra, Tiaguinho). 

Chegamos ao nosso destino por volta das 9 horas Espanholas, muito a tempo de desfrutar da belíssima vista que o nosso Resort de luxo oh turístico de alto gabarito e afins nos ofereceu…! Papamos uma bucha e cama…!

Sexta-feira por volta das 8:15 papamos qualquer coisita, e rumamos à pista do Clube Asmocan. Em jeito de resumo, podemos dizer que foi um dia produtivo, pois todos rodamos sem grandes problemas de maior, com excepção do Ramos que se lembrou que precisava de trocar os cubos das rodas … 
Fora isso, os chassis ao final do dia estavam de alguma forma afinados, tanto o pessoal da Genius como o Team tuga da RS5 estava satisfeito com o resultado do dia.

Passando para Sábado, começamos o dia novamente bem cedo… o dia prometia chuva e todos queria então aproveitar ao máximo a pista seca. Iniciaram-se as mangas de qualificação e ao fim da primeira ronda 3 tugas estavam no top 14, prometendo assim um apuramento directo para a final. 

Eu fiquei no 10 da geral, com 28 voltas, após ter sido remetido para relva pelo Valentin, que me fez perder praticamente uma volta… que tanta falta me fez…!!
A segunda manga não me correu pelo melhor, apesar do chassi estar muito rápido, ao pisar um corrector a carroçaria prendeu-me a roda da frente direita o que me fez perder o carro do campo de visão, necessitando assim de assistência para voltar a meter o carro na pista! Logo a seguir terminei a manga, pois tinha plena consciência que não ia passar novamente das 28V.


Como prometido é devido, após o término do 1 grupo, começou a chover e o dia terminou…! Fizemos apenas duas mangas de qualify. Com estes resultados, o Ramos e o Nuno passaram directos às meias-finais, já eu e o Vieira fomos disputar os quartos de final.
Arrumamos tudo, fomos tomar um banhinho e rumamos à Madrilena – Bar típico – para jantar e ver a nossa selecção contra a Alemanha.

Domingo e com a pista molhada em algumas partes, iniciaram-se os ¼ de final. Logo no arranque, levei com o pelotão todo em cima, graças ao Chato – que segundo ele tinha um diferencial que fazia o carro andar tanto na chuva como no seco, isto há coisas – que se lembrou de cravar gatilho a fundo, quando arrancava do lado molhado da pista. E uma vez mais, lá fiquei em último…

Após algumas voltas consegui estar numa posição que me garantia o apuramento para as Meias-Finais, mas o que se passou no arranque não deixou o meu chassi de muito boa saúde, tal que à 26 volta tive de sair da corrida, com problemas na electrónica.
Basicamente a ficha de alimentação partiu-se, pelo simples facto de ter ando 15 minutos c/ o pack solto. Mas como tudo nem sempre são azares, o sistema de crono decidiu arreiar! Resultado, fiquei em 6º da geral, passando assim as meias após apenas 16 minutos de prova…

Era agora tempo de tentar reparar os estragos dos ¼ final, ainda na esperança de alcançar a tão almejada final.

Sobre a Meia-Final não tenho muito a acrescentar, a não ser que terminei na quinta posição (83V), resultado que não consegui contrariar, pois o meu chassi estava com um comportamento estranho. Devido à mocada dos ¼ não tive tempo para confirmar os Drops do carro, apenas reparar o danificado, como tal, ao curvar para direita a roda da frente esquerda saia do chão, fazendo o carro girar!

Fiquei então dependente que o quinto e sexto lugar da meia-final A não conseguisse fazer ou pelo menos superar o meu número de voltas.
Mas como já tinha gasto os meus créditos de sorte ao passar para as meias-finais, tanto o quinto como o sexto da meia A, fizeram 84 voltas.
O únicos Tugas a atingir a final, foram o Nuno na classe GT que terminou no 8º e o Salgado na Classe F1 que terminou em 9º. Lá rumamos de volta a Lisboa, chegando por volta da 1 hora da manha!


Fica um vídeo do nosso Reporter FlashCrono



O pronto a aventura por terras de Espanha está praticamente concluída, fica a faltar apenas a prova de Vigo - Samil - que se realizará em Setembro. Pelo meio temos o Campeonato da Europa que nos leva novamente para terras de Espanholas, uma vez mais para a pista de Valência.


Um abraço.