A partida deu-se no Sábado dia 15, no JÁ Mobile Home…! A dupla de condutores foi composta pelo membro mais novo do Team JÁ e aqui pelo Je…! O sénior, apareceu na terça, mesmo à Boss…!
Arrancamos por volta das 9:30 da manha, com as trouxas e bagagens todas arrumas e alguns consumíveis de extrema importância, para mais esta aventura Lusa por terras de Nuestros Irmanos – Basicamente refiro-me ao Lombo assado pela mama Sykes e duas grades minis, que não estavam em condições – é verdade, as minis estavam em fim de período de validade então tivemos de as beber bem depressa…!!
A nossa comitiva ficou mais composta, antes de entrarmos em Espanha pois apanhamos pelo caminho o Team Candeias – Joselito do Calções e Xana Pictogramas – e assim conduzimos e conduzimos com umas paragens pelo meio, uma vezes mais depressa outras vezes mais devagar… mas a ideia importante era chegar ao nosso destino..! E assim o fizemos no Sábado por volta da meia-noite estávamos em Almussafes, depois de eu ter baldado a saída que nos iria proporcionar o Jantar dos Deus – MaC – mas que para muito desgosto do Gonçalo eu falhei a saída…!
Após uma tentativa falhada de tentar grelhar umas salsichas, isto já por volta da 1 da manha, desistimos…! Comemos o que conseguimos, dado que a potência do grelhador JÁ era tanto que estoirou o quadro eléctrico do recinto..! Aposto, que aquele grelhador era um 26cc ou mais…
Lá dormimos umas horitas, que de tão bem que estavam a saber, nem nos queríamos levantar de manha, mas a muito custo, até porque estávamos a falar de carrinhos, fizemos o sacrifício e por volta das 10:00 estava-mos de volta das nossas máquinas. Os restantes Lusos foram chegando ao longo do dia, e se a memória não me falha no Domingo ao final do dia, já lá estavam todos.
Os primeiros contactos com a pista não correram mal, até porque praticamente todos já tínhamos andado em Almussafes. No entanto a fina-flor, assim que a pista começou a ganhar borracha, começaram-se a revelar. Nos primeiros dias, pelo menos até terça-feira a pista não estava nas melhores condições, havia pouco grip na trajectória, e fora dela então era para esquecer…!
Mas pelo meio há mais coisas…! Pois é…as noitadas….!! O High light destes dias todos. Resumindo os primeiros dois dias - 2 grandes de minis, 1 Vodka (isto foi só na segunda) - e mais não digo, extinguiram a sua existência em menos de nada, a sorte é que o Resende é um verdadeiro ambientalista e decidiu devolver à natureza o que tinha com muito gosto ingerido…!! As restantes noites, devo dizer que foram bem mais sossegadas, todos ao final do dia nos encontrávamos para Jantar na tenda do recinto, onde passamos umas boas horas na cavaqueira, juntando a todas as outras durante o dia.
Praticamente todos os nossos dias começaram por volta da 9:00 e terminavam por volta das 21:00, hora em que íamos arrumar as bagagens, lavar as mãos e jantar.
Voltando à corrida…! Os treinos correram de forma normal para todos, alguns Tugas conseguiram girar um pouco mais rápidos do que outros, como é normal, mas principalmente e se a memória não me falha não houve problemas de maior para ninguém.
No final dos treinos cronometrados os Tugas estavam espalhados entre os 30º e os 80º da geral.
Na quarta-feira de tarde tivemos aquele momento fabuloso, que é a cerimónia de abertura, é verdade é uma coisa linda de se ver… 120 homens e afiliados com carros as suas carrocerias a espalhar magia pela pista ao som do hino do seu Pais…! Lindo, lindo… (Estou a gozar – não me levem a mal, mas não vejo o porque de tamanho artefacto, até porque espectadores não há e a mim não me interessa saber de que Pais é o gajo da carroceria azul c/ riscas verdes e um autocolante c/ a bandeira Suiça.) Mas pronto são as regras do jogo, e só vai a jogo quem quer…
Na quinta-feira a coisa começou a doer… começaram os qualify, de 10 mints e ai meus amigos, os Leões meteram as garras de foram e começaram a baixar… baixar… baixar tempos! Impressionante os 10 minutos de um punhados de pilotos… !
Os Tugas lá andavam a fazer pela vida, pois a Troika não nos deixou muito espaço de manobra para pneus novos, então era rezar por uma manga canhão que nos desse um bom lugar na geral.
Após os qualify’s apenas eu fiquei directo aos ¼ de final e o Gonçalo aos 1/8 de final, os restantes Tugas ficaram um pouco mais a trás.
O último dia de qualify’s, foi também o primeiro dia de eliminatórias (– isto da parte da tarde de sexta-feira – tarde essa que acabou por deixar pelo caminho dois Tugas, o Joselito dos Calções e o Fernandinho da Reloute, Sampaio e Eco David todos os outros garantiram um lugar no Sábado.
O Sábado começou com os 1/32 que acabaram por ser o termo da participação do Alexandre do Carbono, já os 1/16 serviram para mandar o Joel para casa. O Fazenda Figueirinha ficou-se pelos 1/8, já eu e o Gonçalo ficamos pelos ¼.
Em jeito de balanço, falando por mim, não posso dizer que o resultado atingido foi mau, não foi, mas sabe sempre a pouco. Verdade seja dita que a experiência neste género de eventos é nula e isso revelasse na altura de adaptar os chassi as condições da pista, isso foi o que eu tentei fazer mas que infelizmente nos ¼ apenas serviram para piorar o comportamento do chassi. Fora isso existe N pontos a ter em conta, o principal é que todos os pilotos do top 30 são praticamente fabrica e material não falta… Eu em 9 dias gastei 6 pares de pneus novos, todos os outros ou pelo menos os que ficaram à minha frente, cada vez que foram à pista levavam 4 novos – contas assim por alto estamos a falar de 44 pares de pneus novos – vá se calhar nem todos, mas pelo menos o TOP 20 é garantido…! Façam as contas aos €…!! O segundo item é que eu em 9 dias usei 1 motor já usado…vários foram os pilotos que testaram 5, 6 ou até mais motores…! Se somarmos isto tudo, à experiência que eles tem, eu fiz um baita de um resultado…!!
O regresso ao nosso tão querido Portugal, deu-se ainda no Sábado por volta das 17:00. A viagem correu como normal, isto é, com imensa brincadeira, conversa e palhadaçada…! Chegamos à terra do Coelhinho de Queluz por volta das 6 das manha…!!
E pronto, foi esta a grande aventura do ano. Até ao final de 2012 temos em calendário mais 3 corridas (4ª Prova CN ES – 5º Prova CN PT – Taça de Portugal), que irão servir para colocar o que se aprendeu durante o EC, se até lá não me esquecer das coisas, que é o mais certo! LOL…
De salientar que este foi o primeiro EC onde não houve um domínio completo de uma marca de Pneus, sendo a PMT a conseguir o lugar mais alto.
Um abraço.
Tiago
Um abraço.
Tiago