22 de outubro de 2012

Taça Portugal 2012 - Race Report

Concluímos ao fim de um punhado de meses todas as provas do calendário de 2012. Este fim-de-semana disputamos a última prova oficial da FEPRA a tão consagrada Taça de Portugal.
Esta prova serve muitas vezes para muitos pilotos tentarem de alguma forma salvarem uma época menos consiga, outros para tentarem mostrar a consistência que os acompanhou durante 2012.

Infelizmente a Taça de 2012 foi uma prova atípica comparada com anos anteriores, dado que apenas 12 pilotos estiveram presentes. A nossa viagem – Team do Sul – iniciou-se no Sábado de manha, uma vez mais no meu caso, a bordo da JA Love Mobile Van, deslocação também atípica pois o Gonçalo não foi... Shame on you Trinta… a comitiva foi composta pelo membro Sénior do TEAM JA que dada a ausência do Júnior decidiu que ia arregaçar as mangas e mostrar que ainda dá umas gatilhadas na escala do seu coração.
O Team do Sul reuniu-se em Aveiras para rumar a Coimbra onde nos esperava o almoço no tão conceituado restaurante Fórum, mais precisamente H3! Ok, isto é um pouco de publicidade!

Níveis atestados, rumamos à pista onde nos esperava um asfalto branquinho que mais parecia um espelho! É verdade no que toca a GRIP o resultado é bola = 0.

Já que ali estávamos, toca a meter borracha na pista – e muita pois o asfalto estava com muita fome. Durante toda a tarde de Sábado apenas 6 pilotos marcaram presença para treinar, uns tinham outros afazeres e outros tantos decidiram mesmo não comparecer. Terminamos o nosso dia com a barriga bem cheia de voltas, mas com os chassis bem longe da perfeição. 

O ponto alto das nossas idas a Coimbra é de facto o belo do roliço – Leitãozinho – e como não podíamos faltar a esta sessão de treinos, lá fizemos o nosso jantar no Rest. Do Rui dos Leitões! (Mais publicidade – repararam?)

Por volta das 11:00 já aqui o Je afinava as altas em cima da cama, balanceando também os pack para o dia seguinte.

O Domingo mostrou-se promissor, apesar da pista estar gelada não havia sinais que íamos ser brindados pela chuva. Por volta das 10:30 começamos os qualify’s, 3 mangas – 2 grupos de 6 pilotos.
Qualifys que terminaram prematuramente pois por volta do 12:00 começou a chover tal como previa o Iphone do Joselito! Os qualify terminaram com o nosso CN em 1º Lugar e eu em 2º separados por 4s (se não estou em erro) a volta mais rápida foi 23.08 e essa foi minha!

Hora de almoço e com a chuva a cair começaram as equações sobre o setup e quais os pneus a usar.

À hora de iniciar a final, a chuva tinha parado no entanto existiam algumas secções da pista com poça e no geral estava completamente húmida. Até ao último momento, troquei de pneus ai umas 4 vezes, ora montava pneus de seco ora metia pneus de chuva! Fiquei-me pelos pneus de seco.

Abriram a pista, e eu toca a cravar gatilho para testar o carro e tentar encontrar uma forma de condução confortável mas rápida dado que iria arrancar do 2º lugar da grelha (interior à curva que se seguia). Durante o aquecimento foram então pedidos 10 minutos, sendo que regressei as boxes para atestar e desligar a electrónica.

E agora é filme…

Ao darem 2 minutos para abertura de pista, subi ao palanque e o meu mais conceitoado mecânico, também conhecido por Pai Galinha, meteu o avião a trabalhar e ligou a electrónica, mas qual electrónica qual quê!! Nada, nem para um lado nem para o outro!
Assim muito à presa, detectamos que uma vez mais a ficha do pack partiu (este ano foram 4 vezes), tendo eu outra já de substituição trocamos tudo num estante e consegui meter o carro pronto a arrancar das boxes antes do sinal de partida. Impecável…

Até aqui tudo bem, mas como mandam os regulamentos só posso sair da boxe quando o último carro passar ! tá tudo muito certo! O problema é que o último carro passou quando já os lideres ia a entrar na recta da meta, ou seja, antes de arrancar já eu tinha praticamente um volta de atraso aos lugares cimeiros.

Mas pronto, como é normal lá tive eu de meter a mochila as costas e tentar escalar a montanha de subir pelo menos 9 lugar, sim porque eram 12 carros na final, pelo menos para ficar no podium.

Digamos que esta final não foi daquelas que o pessoal se possa orgulhar, pois juntando as condições menos favoráveis da pista o pessoal estava um pouco com a faca nos dentes e deu trolhada até dizer chega!

Pelo que sei, ao fim de mais ou menos 20 minutos estava confortavelmente a rolar no 2º posto com o Bruno em 1º. Pelo que sei o nosso CN teve um encontro imediato com outro driver que o obrigou a desistir da prova! Infelizmente sei o que isso custa, mas faz parte. Uma vez toca a uns, outra vez a outros!

Concluídos os 30 minutos de prova, lá fiz mais um segundo posto e o “pseu” estreante Bruno Coelho limpou a Taça! Pois é! E sabem porque? Eu digo.. ! Não descurando as grandes qualidades do Bruno, o seu Pai tinha dois pares de GRP C que fizeram toda a diferença. Os demais, andamos todos com PMT, ora 05 ou 010 v2!

E tal como eu previ logo de manha – Zeca, tens ai alguns C?

Pois é! Este ano foram-se duas assim, em VilaReal o Mestre Jaime sacou 4D´s e o Gonçalo ficou com o carro numa calha, agora em Coimbra o Coelho tirou 4C´s da cartola.
Notem, que eu não quero dizer que se tivesse C tinha feito melhor resultado, não é isso, mas acho que o chassi tinha tido um comportamento mais linear, redondo e menos reactivo.

Este ano já tá, para o Ano poderá haver mais! Quiçá… logo vemos.

Não quero terminar as minhas reportagens de 2012 sem uns agradecimentos sem ordem em particular – Sei que é lamechas mas é devido.

- Jaime Almeida e ao Gonçalo, pois sem eles não tinha ido a 1/3 das provas que fiz este ano. Obrigado. Sei que a amizade não se agradece, mas sim cultivasse com mais amizade.

- José Candeias – Não preciso de escrever muito, pois todos sabem a amizade que nos une, e a dedicação à Marca que ostentamos em cada prova.

- Ao meu velhote, por todos os motivos e mais alguns! É pai, não há muito a escrever né verdade! E à Mama, pelos farnelos que prepara para as viágens e pela paxorra como eu deixo ficar a oficina as vezes! =0)

Existe mais uma pessoa a quem quero agradecer, mas essa mata-me se eu disser mais do que isto! Eu sei que levas uma seca quando eu estou fora, mas obrigado!

Fim!