26 de março de 2010

Amortecedores

Os amortecedores e as molas actuam no equilíbrio e transferência de peso do carro, como tal, são um dos elementos essenciais para garantir a estabilidade do veículo, pois são o que absorve as irregularidades da pista. Os amortecedores, constituídos por um cilindro fechado que se enche de óleo e por um êmbolo, que se distende e comprime. O óleo é o elemento «travão», ou seja, quando o óleo é mais fluido, a acção amortecedora é menor, ao contrário se passa com um óleo mais espesso. Uma absorção eficaz, equivale a uma eficiente carga no pneu sob qualquer circunstância. Isso é de grande importância para a manutenção da tracção. A taxa de absorção depende da tensão da mola. Uma mola mais mole exige menos absorção, já uma mola mais rígida precisa de mais absorção. Se não houvesse absorção, as molas assumiriam toda a carga e seriam comprimidas. Isso leva um certo tempo. Com a absorção apropriada, a transferência de peso aumenta muito mais rapidamente, o que resulta em uma resposta mais rápida à transferência de peso e, com isso uma resposta de direcção mais rápida, estabilidade em alta velocidade.

Se eu, colocar óleos mais espessos, o resultado é:
· Resposta de direcção mais rápida;
· Mais tracção;
Colocar óleos mais finos, o resultado é:
· Uma resposta de direcção mais lenta;
· Menos estabilidade em linha recta
· Menos tracção;
Uma mola em espiral é um tipo de mola torcida. A espessura do arame e o ângulo do espiral determinam a quantidade de força que é exigida para comprimir a mola uma certa distância. Um diâmetro de arame mais espesso aumentará a rigidez. O comprimento de uma mola em espiral também determina o grau de rigidez de uma mola, mas sempre em combinação com o número de espirais. Uma mola curta é mais rígida do que uma mola longa com a mesma distância de espiral. Uma mola longa é menos progressiva do que uma mola curta. Molas progressivas, significa que a distância entre os espirais varia. Quando uma mola progressiva é comprimida, a primeira parte da compressão é mole e a mola torna-se progressivamente mais rígida.
Ao entrar numa curva, a suspensão tem que enrijecer rapidamente para responder à transferência de peso. Se a mola tiver a mesma rigidez que antes, essa resposta levará muito tempo para ocorrer e retardará a resposta de direcção.
E se eu:

(Frente) Colocar molas macias, o resultado é:
· Mais direcção;
· Aconselhável para pistas muito sinuosas;
· Resposta de direcção mais lenta
(Frente) Colocar molas mais rijas, o resultado é:
· Menos direcção
· Uma resposta de direcção mais rápida
(Trás) Colocar molas macias, o resultado é:
· Mais tracção à saída da curva;
· Uma resposta de direcção mais lenta;
· A frente levanta aquando aceleração;
(Trás) Colocar molas mais rijas, o resultado é:
· Uma resposta de direcção mais rápida
· Menos tracção
De modo a garantir a máxima eficiência dos amortecedores, deixo alguns concelhos.
· Antes de proceder à carga de um amortecedor é necessário deitar um pingo de óleo no braço. O amortecedor, como qualquer elemento mecânico, é uma peça de precisão que deve ser tratada com bastante cuidado;
· Verificar se não existe qualquer ponto de bloqueio, subindo e descendo o braço ao longo de todo o seu curso;
· Puxamos o veio até ao fim. O ideal é arranjar um suporte que o mantenha firmemente nessa posição. Pode utilizar uma jante de carro ou outros objectos para esse fim;
· Estamos agora prontos para encher o amortecedor até acima. Este processo realiza-se lentamente para que se forme o menor número de bolhas de ar possível;
· Depois deve mover o veio para dentro e para fora do corpo do amortecedor, suavemente, e sem atingir o topo. Por norma, o número de bolhas de ar, tem tendência para aumentar, pois o ar existente dentro do amortecedor, está a ser substituído pelo óleo. Deixe repousar o amortecedor, até saírem todas as bolhas.
· Introduza um terço do veio no corpo do amortecedor e, a seguir, coloque o êmbolo superior. Pode acontecer que o excesso de óleo transborde:
· Feche o amortecedor;
· Verifique agora se o correcto funcionamento do mesmo. Se o veio deslizar de uma forma progressiva, é porque está tudo perfeito;

Boas Curvas!