Se eu, colocar óleos mais espessos, o resultado é:
· Resposta de direcção mais rápida;
· Mais tracção;
· Mais tracção;
Colocar óleos mais finos, o resultado é:
· Uma resposta de direcção mais lenta;
· Menos estabilidade em linha recta
· Menos tracção;
Uma mola em espiral é um tipo de mola torcida. A espessura do arame e o ângulo do espiral determinam a quantidade de força que é exigida para comprimir a mola uma certa distância. Um diâmetro de arame mais espesso aumentará a rigidez. O comprimento de uma mola em espiral também determina o grau de rigidez de uma mola, mas sempre em combinação com o número de espirais. Uma mola curta é mais rígida do que uma mola longa com a mesma distância de espiral. Uma mola longa é menos progressiva do que uma mola curta. Molas progressivas, significa que a distância entre os espirais varia. Quando uma mola progressiva é comprimida, a primeira parte da compressão é mole e a mola torna-se progressivamente mais rígida.
Ao entrar numa curva, a suspensão tem que enrijecer rapidamente para responder à transferência de peso. Se a mola tiver a mesma rigidez que antes, essa resposta levará muito tempo para ocorrer e retardará a resposta de direcção.
· Menos estabilidade em linha recta
· Menos tracção;
Uma mola em espiral é um tipo de mola torcida. A espessura do arame e o ângulo do espiral determinam a quantidade de força que é exigida para comprimir a mola uma certa distância. Um diâmetro de arame mais espesso aumentará a rigidez. O comprimento de uma mola em espiral também determina o grau de rigidez de uma mola, mas sempre em combinação com o número de espirais. Uma mola curta é mais rígida do que uma mola longa com a mesma distância de espiral. Uma mola longa é menos progressiva do que uma mola curta. Molas progressivas, significa que a distância entre os espirais varia. Quando uma mola progressiva é comprimida, a primeira parte da compressão é mole e a mola torna-se progressivamente mais rígida.
Ao entrar numa curva, a suspensão tem que enrijecer rapidamente para responder à transferência de peso. Se a mola tiver a mesma rigidez que antes, essa resposta levará muito tempo para ocorrer e retardará a resposta de direcção.
E se eu:
(Frente) Colocar molas macias, o resultado é:
· Mais direcção;
· Aconselhável para pistas muito sinuosas;
· Resposta de direcção mais lenta
· Mais direcção;
· Aconselhável para pistas muito sinuosas;
· Resposta de direcção mais lenta
(Frente) Colocar molas mais rijas, o resultado é:
· Menos direcção
· Uma resposta de direcção mais rápida
(Trás) Colocar molas macias, o resultado é:
· Mais tracção à saída da curva;
· Uma resposta de direcção mais lenta;
· A frente levanta aquando aceleração;
(Trás) Colocar molas mais rijas, o resultado é:
· Uma resposta de direcção mais rápida
· Menos tracção
· Menos direcção
· Uma resposta de direcção mais rápida
(Trás) Colocar molas macias, o resultado é:
· Mais tracção à saída da curva;
· Uma resposta de direcção mais lenta;
· A frente levanta aquando aceleração;
(Trás) Colocar molas mais rijas, o resultado é:
· Uma resposta de direcção mais rápida
· Menos tracção
· Antes de proceder à carga de um amortecedor é necessário deitar um pingo de óleo no braço. O amortecedor, como qualquer elemento mecânico, é uma peça de precisão que deve ser tratada com bastante cuidado;
· Verificar se não existe qualquer ponto de bloqueio, subindo e descendo o braço ao longo de todo o seu curso;
· Puxamos o veio até ao fim. O ideal é arranjar um suporte que o mantenha firmemente nessa posição. Pode utilizar uma jante de carro ou outros objectos para esse fim;
· Estamos agora prontos para encher o amortecedor até acima. Este processo realiza-se lentamente para que se forme o menor número de bolhas de ar possível;
· Depois deve mover o veio para dentro e para fora do corpo do amortecedor, suavemente, e sem atingir o topo. Por norma, o número de bolhas de ar, tem tendência para aumentar, pois o ar existente dentro do amortecedor, está a ser substituído pelo óleo. Deixe repousar o amortecedor, até saírem todas as bolhas.
· Introduza um terço do veio no corpo do amortecedor e, a seguir, coloque o êmbolo superior. Pode acontecer que o excesso de óleo transborde:
· Feche o amortecedor;
· Verifique agora se o correcto funcionamento do mesmo. Se o veio deslizar de uma forma progressiva, é porque está tudo perfeito;
· Puxamos o veio até ao fim. O ideal é arranjar um suporte que o mantenha firmemente nessa posição. Pode utilizar uma jante de carro ou outros objectos para esse fim;
· Estamos agora prontos para encher o amortecedor até acima. Este processo realiza-se lentamente para que se forme o menor número de bolhas de ar possível;
· Depois deve mover o veio para dentro e para fora do corpo do amortecedor, suavemente, e sem atingir o topo. Por norma, o número de bolhas de ar, tem tendência para aumentar, pois o ar existente dentro do amortecedor, está a ser substituído pelo óleo. Deixe repousar o amortecedor, até saírem todas as bolhas.
· Introduza um terço do veio no corpo do amortecedor e, a seguir, coloque o êmbolo superior. Pode acontecer que o excesso de óleo transborde:
· Feche o amortecedor;
· Verifique agora se o correcto funcionamento do mesmo. Se o veio deslizar de uma forma progressiva, é porque está tudo perfeito;
Boas Curvas!