O camber, tem uma grande influência no comportamento do carro, pois pode alterar a sua estabilidade.Podemos definir o Camber de uma maneira clara e simples: “Como sendo o ângulo formado pelo plano da roda com a vertical”
- Camber positivo: aumenta a vivacidade do carro, de tal maneira que quanto mais positivo for este ângulo, mais nervoso será o comportamento do carro. O carro torna-se mais instável, com uma grande tendência a derrapar, e fica muito difícil de conduzir. Em geral, camber positivo não se utilizam, no entanto pode ser um ponto forte em pistas cujo traçado tem curvas muito seguidas e fechadas, o que obriga à utilização de uma barra estabilizadora dianteira.
- Camber negativo: Estabiliza o chassis, como por exemplo ao acelerar à saída das curvas com as rodas viradas. O Camber negativo produz um aumento artificial do eixo quando se negoceia uma curva e é por isso que estabiliza o chassis, proporcionando uma maior tracção lateral total, embora também provoque uma menor inclinação do carro em curva. Em curvas rápidas torna o veículo subvirador, o que proporciona uma maior estabilidade geral.
Há que ter em conta que todos os ângulos e parâmetros das geometrias da suspensão estão intimamente relacionados. O camber está em estreita relação com o «caster», ou avanço, de tal maneira que quanto maior for o ângulo de caster de um veículo menos camber negativo necessita e, pelo contrário, se o veículo tiver um ângulo de caster reduzido, necessitara de mais camber.
Existe uma norma fundamental para se conseguir uma boa afinação do carro. Que é afinar passo a passo, modificando só um parâmetro de cada vez, e depois testar os seus efeitos na pista.
Boas Curvas!