22 de abril de 2011

Entrevista 1/5 Turismo PT

Boas!

Uma das novidades deste ano, é o novo site dedicado exclusivamente aos 1/5 Turismo.

Após cada prova, são entrevistados os pilotos que ficam nos três primeiros lugares.


Sendo que na última prova do Nacional, fiquei na última posição do pódium, eis a minha intrevista:

" 1/5TurismoPT - Tiago, parabéns pelo pódium e esperamos que este seja o fim de uma maré de azar que lamentavelmente te arredou da final em Valência. A exemplo do que fizemos com o Nuno e o Gonçalo, conta-nos na primeira pessoa como foi a final em Beja.


Tiago Sykes - Caro Ataíde, antes de mais, quero novamente expressar os meus parabéns pela iniciativa, que ajuda a consolidar a nossa Escala.

Relativamente à final de Beja, foi de facto muito disputada, não o primeiro lugar, pois o Nuno assim que tomou a liderança desapareceu. Os restantes lugares do pódium foram muito disputados. Até cerca dos 15 minutos de prova eu, o Gonçalo e o Alexandre andamos a centimetros uns dos outros. Pouco depois o Gonçalo ocupou a segunda posição, ficando eu e o Alexandre a discuir o último lugar do pódium. Devo dizer que foi de facto vertiginoso, pois sempre que ganhava alguma distância do Alexandre, aproveitava para gerir o combustível, sabe-se lá porque, mas passadas meia duzia de voltas, lá estava ele. Foi renhido do princípio ao fim, mesmo até à última curva.

1/5TurismoPT - Quais são as tuas prespetivas em termos de campeonato nacional e em termos de campeonato de Espanha?

Tiago Sykes - Isto é uma pergunta dificil de se responder! Eu vivo um dia de cada vez, evito fazer planos ou ter prespectivas a longo prazo, pois a vida dá sempre muitas voltas e como se costuma dizer, quanto mais subimos maior é a queda.

Quero fazer prova a prova, tanto cá como em Espanha. Creio que o resultado final, será fruto da dedicação, empenho e humildade que levar para cada prova. Estes são 3 valores que o meu pai me ensinou e emprego em tudo o que faço! Apesar de as vezes ser casmurro, no final, como sempre tenho de dar razão ao meu pai!

No fim fazemos um balanço, fica já prometido!

1/5TurismoPT - A "Génius" chegou ao pódium do campeonato nacional, que impressões tiras deste carro que acabaste de conhecer?


Tiago Sykes - Bem, antes de mais quero dedicar este 3º lugar ao Candeias!
Pois é fruto da nossa dedicação e vontade de desenvolvermos e consolidarmos em PT uma marca já seriamente implementada noutros mercados.

Falando do chassi, acho-o fabuloso. Não quero com isto, transparecer que estou a puxar a brasa a nossa sardinha, pois só na época passada corri com 3 chassis diferentes, como tal consigo comparar comportamentos, prós e contras muito rapidamente!!

O Genius XR é um chassi muito robusto, facil de afinar e de trabalhar, facilmente adaptável a todos os tipos de condução e de requisitos! Tanto parece um carro para iniciados como é perfeito para os pilotos mais exigentes.
Como disses-te acabei de conhecer o chassi e as boas prestações, na minha opinião, tem sido conseguidas.

1/5TurismoPT - Guardamos esta pergunta para o final. Apesar de estares de parabéns com a excelente prestação que tiveste em Valência, como foi ver esvair-se um sonho que era a merecida participação na final, sendo da maneira que foi.


Tiago Sykes - Oh Ataíde, tocas-te num assunto muito complicado! Ainda este fim-de-semana, quando o Idálio Candeias me avisou que faltava 2 minutos para o final da prova, veio-me logo à cabeça Espanha...até tremi...pois até o lugar na geral era o mesmo...LOL!


Sabes, o EFRA foi dificil de digerir por diversos factores. Creio que fiz uma belissima prova, merecia outro resultado. Caso tivesse tido outra sorte, teria sido fabusoso, para mim como para o Candeias, pois como todos sabem, esteve presente o Zeno (patrão da Genius) e levar um Genius PT à final - que a acontecer teria sido o único carro da marca - na nossa estreia em provas Internacionais teria sido de facto um marco.

No entanto saimos de lá com a cabeça bem levantada. Em termos pessoais, sai de lá com o sentimento de missão cumprida e o Candeias colocou a Candeias Modelismo no mapa da Peninsula Ibérica. Faltou um bocadinho de gasolina e algum nowhow, mas certamente num futuro irei colocar essa cerejinha no topo do bolo! Só tenho de trabalhar para isso.

Quero aproveitar e agradeçer a todos os presentes e não só, o apoio que me deram no final. Obrigado a todos.

Para terminar e se me permites quero dar uma palavrinha de apresso ao meu "velhote" , aquele a quem eu chamo sempre que não consigo desapertar algum parafuso, ou que quando não sei o que fazer peço ajuda. Pois é o meu segredo está guardado em casa! LOL

Infelizmente não tem sido possível acompanhar-me para as provas, mas sei que vibra muito em casa, o saldo do meu telemóvel que o diga!!

Obrigado e até Madrid ou até Vila Real! "

Reportagem Nuno Pinto (1º)
Reportagem Gonçalo Almeida (2º)