28 de abril de 2011

Race Report - 2ª Prova Nacional Beja

Boas!

Antes de mais, quero lamentar a minha demora na elaboração desta coluna, não sei se são muitas as pessoas que acompanham o sykes1to5, mas tem sido de facto complicado conciliar a actualização do Blog com a preparação para as provas que tenho vindo a realizar! Isto porque apenas consigo despender 3 horas diárias para escolher fotos, vídeos, fazer upload's, pesquisar na net entre muitas outras coisas, pelo meio lá vou apertando um parafuso ou outro!

Mas vá, vamos lá em jeito de resumo falar sobre a 2ª Prova do CN.


Verdade seja dita, e isto pois é algo que todos temos falado, o ritmo competitivo aumentou substancialmente face ao transacto. Os nossos Tugas estão cada vez mais rápidos, as preparações dos chassis são feitas com maior rigor e qualidade, assim como o material que é colocado à disposição por parte dos importadores levam-nos para outro nível.

Antes de mais, tenho a necessidade de falar um pouco das condições que nos foram apresentadas pelo CRB. Já na última prova realizada naquela pista houve problemas, dos mais diversos níveis, não estou apenas a falar das infra-estruturas, pois de acordo com os regulamentos da FEPRA eu não sei como é que a pista foi aprovada, dado que os 4 mts de largura não estão lá. O segundo problema que se levantou, na prova transacta, foi com o software que na final decidiu andar a comer umas voltas, tipo monstro das bolachas. Resumindo, sai de lá sem saber quem tinha sido o justo vencedor da prova! Note-se que não estou a tirar o mérito a ninguém nem a dizer que foi X ou Y que deveria ter ganho, porque isto ou por aquilo.

Este ano, voltamos a ter “cegada”. No entanto ressalvo a postura tida pelo CRB, pois alterou o traçado e mais alguns pormenores na pista, para nos receber. Mas infelizmente a pista continua a não ter a medidas legais ESCRITAS NO MANUAL DA FEPRA, pois nem todo o traçado tem os 4 metros de largura, fora as restantes condições! Eu sei que o RC vive de boa vontade, ok, até percebo! Não há apoios camarários, não há praticantes, não há muita coisa! Tudo bem, mas por amor de Deus, em Espanha vivem de boa vontade? Não sofrem eles dos mesmos flagelos que nos? Ah eles são grandes e são muitos!

Não, a meu ver chamasse gestão! Vivem de profissionalismo, rigor e tomaram consciência que para colocar pessoal nas pistas é preciso oferecer condições! Como o meu paizinho me ensinou “sem trabalho nada se consegue”!

Eu corro em Espanha, como “todos” sabem, fiz a minha estreia em Valência, onde estivem cerca de 50 pilotos, e digo que nenhum piloto saiu de lá com a frente do carro num Oito por causa da pista ou por causa de uma condução mais agressiva !
Pergunto: Porque será que as as rectas da meta não estão debaixo do palanque, nem devem de estar? Estão sim no ponto mais longe, onde o campo de visão é maior! Mas ok, isto são mais pormenores!


Isto já vai longo!!! Para terminar, só um reparo: O software utilizado pelo CRB diz "DEMO VERSION” porque?


Falando da prova em si, desta não me posso queixar, pois finalmente consegui, na minha opinião, um bom resultado.

Um Genius foi pela primeira vez ao pódium em PT. Apesar de ter sido o lugar mais baixo, devo dizer que foi com muito esforço, pois o Alexandre Encarnação (4ºLugar) andou a puxar-me o cordel a prova toda. O vencedor, foi o Nuno Pinto, que honestamente também já merecia uma gratificação.
Na final estiveram presentes dois Genius, que poderiam muito bem ter sido 3. Fica para a próxima.
Deste modo, as contas do Campeonato Nacional continuam em aberto, mas certamente na próxima prova já se começam a definir as posições finais. Mas como se costuma dizer “ até ao lavar dos cestos é vindima” por tanto vamos continuar a trabalhar para colocar um Genius em 1º. (Estou cheio de moral hoje, LOL).

Ficam as fotos, e um pequeno vídeo das mangas de qualificação.


FEPRA FINAL RESULTS