5 de abril de 2013

1ª Carrera CN Espanhol 2013 - Almussafes


Olá…

Ando de facto com um delay valente em relação as provas e à actualização do meu Blog!

Isto deve-se a vários factores, o principal chamasse SLOTS ! Pois é, tenho dedicado algum tempo a estas pequenas máquinas as quais começo a ganhar um sério gosto ! Mas vá, isso fica para outras núpcias.

Escrevendo agora algumas linhas sobre a primeira prova do CN em Espanha, devo dizer que independentemente do resultado que consegui, tive um dos ou senão mesmo o fim-de-semana mais descansado que me lembro. De facto o trabalho de casa, começa a compensar pois a preparação do Chassi para a provas começa a ser feito baseado em dados que tenho vindo a registar e que me permitem agora perceber o que é e será o comportamento do chassi. É verdade que não posso garantir a 100%, dado que existe N factores que divergem, sendo o principal o tempo!

Partimos de Lisboa na quinta-feira depois de um belíssimo Bitoque no Germano – Em frente a Loja da Candeias Modelismo – na mais conhecida Love Machine das estradas dessa Europa – JA LOVE Mobile. Pela frente esperava-nos uma noite de condução, repartida por 3 bravos condutores.

Esta foi sem dúvida a viagem para Almussafes menos cansativa de todas, isto porque as 2.30 da manha foi dormir e acordei eram 9:00! Dormi que nem um bebe…!! Mas sem antes, claro, ter feito 300Km que a juntar a estes fiz mais cento e pouco desde que acordei até à pista! Cumpri a minha obrigação … (só para as bocas mais podres)

Chegada a pista por volta da hora de almoço, foi tempo de cumprimentar os presentes e começar a montar a tenda! Por volta das 14.30 já eu começava a dar as primeiras voltas, assim como a restante comitiva Lusa presente!

Pelos entre tantos chegou a malta do Norte, que primeiro foi forrar o estômago para ganhar forças!

O dia de sexta chegou ao fim s/ grande história, basicamente os pilotos cimeiros mostraram que estavam presentes e os demais andaram a preparar as suas máquinas.
Quero apenas salientar a inclusão dos 4x4 no Nacional ES, que na minha modesta opinião – Meus Deus… aquilo dá sono! Alem de que, fez o fim-de-semana se tornar enorme pois no Domingo alem das finais de F1 ainda houve lugar aos 4x4 – basicamente antes de começar a final de 1/5 já eu estava farto de tanto barulho!

A sexta-feira ainda teve lugar ao Jantar de convívio que decorreu no restaurante habitual em Almussafes!

O meu Sábado começou bem cedo, isto porque o Galo JA acordou as 6:00 para meter os motores a carburar..! Mas como qualquer bom motor, acordou os vizinhos todos!
Chegamos à pista por volta das 9:00 e antes das 9:30 já o cenário estava bem composto. Houve então lugar as primeiras mangas de treinos cronometrados, reunião de pilotos e deu-se inicio aos Qualifys. Pelo meio, tivemos direito a uma belíssima Paelha e uma Bujeca que mais parecia água! Excelente trabalho…


Resumindo os Qualifys - Até a começar a primeira manga eu tinha a Pole, mas depois o David decidiu baixar o tempo em 2s e eu acabei no 2º lugar da Geral, seguido pelo Carlos Fernandes a escassas milésimas e em seguida o Nuno!

Cessámos a actividade por volta das 19:00, c/ rumo ao Hotel para uma banhoca e manjar!

Sétimo dia da Semana – Domingo, dia de finais e de viagem p/ Lisboa…!

Antes dos carrinhos, e mais importante, foi o pequeno almoço que devo dizer que satisfez as minhas necessidades e do Tio Jaime que se focaram sobre bocadilhos c/ um elevado grau de conduto a juntar uns Donnuts frequinhos e uns suminhos e coisinhas assim boas…!!!

Agora c/ combustível p/ as pernas, lá rumamos à pista (100m do Hotel) p/ uma rodada de nervos e brincadeira. Tendo em ficado em 2º na Classificativa, arranquei com o número 1 na meia B! Comigo estava praticamente a carne toda, mas havia lugar para 4 na final + 2.
Arranquei bem, no entanto fui dobrado pelo Nuno que mostrava estar c/ um andamento mais rápido ao qual eu aproveitei p/ entrar no comboio e tentar gerir a corrida da melhor forma possível na expectativa que o combustível desse para 30mits!

Passadas algumas voltas dobrei o Nuno, assumindo assim o lugar cimeiro que mantive até ao Final!


A final foi outra coisa à parte de tudo o que se passou no fim-de-semana. Os três primeiros classificados terminaram na mesma volta, tendo eu perdido o 2º lugar na última curva, após um “batalha” s/ precedentes entre mim e o David! Praticamente toda a final foi assim, mas começando pelo principio…

Arranquei em 2º, lugar que perdi logo na 2 curvas depois ocupando então o 3º lugar, durante um punhado de voltas a classificação foi - 1ºCarlos / 2º David / 3º Tiago, a distancia que nos separava media-se em palmos uns dos outros, se bem que eles a dada altura começaram a ganhar alguma distancia – digamos que eu estava c/ medo de secar, pois o motor era novo e era um 26cc  – no entanto pouco tempo de depois estava na traseira do Carlos a tentar dobrar, algo extremamente difícil…! Pelo meio começaram as dobragens algo que atrasa o ritmo e perdendo-se algumas lutas directas pelo meio.

Por motivo que desconheço o Carlos assume o 1º e eu passo para 2º isto a 10minutos do fim, sensivelmente….! Ora, devo dizer que se tinha andado 20mints a tentar forçar ritmo, passei os últimos 10 a fechar a porta e tentar não fazer erros…! Até que, na entrada para última passagem na recta o David ganha posição, no final da recta eu volto ao 2º, perco novamente, ganho e na última curva…… perco novamente o 2º Lugar c/ todo o mérito p/ o David – Responsabilidade minha pois alonguei um cagajessimo a travagem na tentativa de ganhar terreno, tendo o carro alongado, dando então espaço p/ o David metesse a frente e ganhasse posição!


Mas pronto, tive direito a um caneco e uma fotografia ao lado de 2 grandes Pilotos Espanhóis – Ambos CN ES!

Viajamos então para LX, c/ paragem na Madrid (Saida 22) p/ comer o nosso habitual jantar Gourmet – MAC. Chegamos a LX por volta das 2:00 da manha e passadas 6 estava no trabalho!!! Greeeegrrreeee…..


A próxima prova é em Abril na pista de Santader, prova que não irei realizar! Tentarei defender o meu 3º Lugar no CN em Samil e Madrid. Vamos ver o que a Sorte me reserva.

Saludos !